sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ainda sobre o Diploma

Pequeno relato sobre uma manifestação estudantil


Fui para a FAMECOS hoje no turno da noite para uma reunião extraordinária do Hipertexto, referente à decisão tomada pelo STF sobre a não obrigatoriedade de diploma de Jornalista para exercer tal função.

Reunião encerrada, pautas definidas, final de semana tá aí e fim de papo. Certo?

Errado.

Ao descer as escadas do prédio 7, me deparo com uma cena que jamais pensei vivenciar na faculdade (ano 2009, universidade particular).
Saguão lotado, apitaço, nariz de palhaço e auto falante. Estudantes protestando, unidos. Um verdadeiro ato de repúdio à decisão do STF.

Quase duvidei dos meus próprios olhos.

"Então é verdade mesmo, é verdade que a juventude tem o poder nas mãos", como já se acreditou mais facilmente em outros tempos. Mais do que preocupados com a futura profissão, estavam todos dispostos pensar no bem comum. Por um instante dessa noite, pude ver pessoas tão ocupadas com suas vidas deixando de lado individualidades para refletir que tipo de sociedade se quer.

Será que queremos uma sociedade onde meios de comunicação são monopolizados por meia dúzia de famílias em um país de dimensões continentais como nosso?

Com certeza não.

Por compreender que informação é sim sinonimo de poder, não aceitamos o fato de que informação possa ser transmitida de forma irresponsável.

Jornalista não é e nem tem que ser Dono da Verdade. Não é essa a questão. Acontece que, com o diploma abortado para a execução do cargo em questão, credibilidade e confiança serão depositados sobre pessoas não necessariamente preparadas para lidar com fatos-notícia, dificultando a formação de opinião dos leitores.


Somos assim. Somos jovens e optamos por cursar Jornalismo no Brasil, onde temos a consciência de que a profissão não é devidamente valorizada. Desejamos construir uma carreira como jornalistas, para informar com responsabilidade e ética uma população tão carente de valores como a nossa. Podemos ser chamados de utópicos, pois quem carrega a bandeira de querer melhorar o mundo assim é rotulado de imediato, mas não somos bobos. Será que 4 anos de graduação, tanto tempo investido em desenvolver habilidades técnicas e práticas, será isso tudo em vão? Mais uma vez, sabemos que a resposta é negativa.

Argumentos à parte, interesses também à parte... O que ficou de lição foi a movimentação causada. E é por isso que o que vi na FAMECOS hoje considero mágico e histórico. Em meio a tantos problemas cotidianos, a união fez a força. Cerca de 200 pessoas favoráveis ao diploma paralisaram durante 15 minutos a Av. Ipiranga para protestar por seus direitos. Liberdade de expressão é democracia, democracia é utilizar espaço público para manifestar opinião.

Sem violência, um ato digno de ser lembrado com orgulho pelos estudantes de Jornalismo.


E ficou o recado: Quarta-feira, ao meio dia, na Esquina Democrática, mais protesto contra a decisão do STF.



Por Júlia Souza Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário